sábado, 17 de setembro de 2011

Monstro

Li em algum lugar que a percepção do tempo – dividida em passado, presente e futuro – faz parte da condição humana. Quem escreveu isso não tinha uma rotina. A rotina faz com que os dias sejam tão parecidos que você já não sabe bem distingui-los uns dos outros, não sabe bem se um determinado fato aconteceu mês passado, ontem, hoje ou se foi só algo que você imaginou. Meu trabalho é minha rotina. Trabalho com o tempo. Ora, se o tempo é meu objeto de trabalho, e este me leva a uma rotina, que por sua vez é uma distorção da percepção do tempo, então já nem sei mais como concluir este raciocínio. Este é um dos problemas de se dedicar a vida a uma tarefa puramente teórica e especulativa. E eu que me preocupava com a sanidade dos meus professores...

Vamos começar novamente. Apesar de ter muito prazer em minha profissão estou sempre em busca de formas novas de quebrar a rotina. Viu? Não foi tão difícil começar de forma simples, sem muita viagem! Recentemente dei a meus alunos a tarefa de construir uma maquete, de acordo com a matéria que está sendo estudada. Isto os estimula a criatividade, faz com que aprendam o conteúdo de forma mais prazerosa e me faz sair da tão temida “zona de conforto” – que é o nome da moda para a nossa boa e velha: ROTINA. No caso do 7º ano o conteúdo são as Grandes Navegações. Fácil! Sentei com meus queridos alunos para termos idéias e distribuirmos as tarefas. Navios de papel, oceano de gel, as Pollys serão as pessoas, tragam os materiais na sexta. Crianças são muito criativas, mas é sempre preciso dar um empurrãozinho. Eu expliquei que seria interessante e divertido se fizéssemos um monstro marinho, já que as pessoas naquela época desconheciam suas limitações de conhecimento e acreditavam que existiam grandes monstros no oceano. Se tivéssemos um monstro em nossa maquete poderíamos ilustrar isto. Sexta-feira todos animados com suas idéias e materiais começamos a fazer a tal maquete e quando percebi lá estava o mostro em nosso oceano: Shrek.  

3 comentários:

Bernardo disse...

Parabéns pelo blog! Primeiro post e já me fez rir e refletir. Cada um expressa seus atos de acordo com o meio em que vive e com as experiências passadas. Se para teus alunos do 7o ano o monstro era verde, poderia claramente definir a própria rotina como o monstro, este invisível. Mas tão invisível quanto os que amedrontavam os antigos navegadores, a ponto de temerem encarar o mar. Os bravos tiveram sucesso. Que a nós sirva o exemplo! Sucesso com o
Blog!

lú chueire disse...

Hahahahah... genial!
Eu aqui, pensando o que eles usariam para fazer algo similar ao mostro do Lago Ness, ou a um dragão marinho, sei lá...

Ana Iria Golin Vianna disse...

Adorei fifa! Estou orgulhosa de você!
Acho que já ouvi algumas coisas destas....
Beijos Te amo!