terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O mundo mágico dos livros

               Todos os anos a pequena Juliana era forçada a ler alguns livros para trabalhos e provas na escola. O famoso “livro do bimestre” era muito conhecido e odiado pelos alunos. Para todos os alunos da sexta série os livros eram mais um pedaço de matéria escolar que pouco ou nada se relacionava com o mundo em que viviam. E geralmente os livros eram abertos um dia antes da prova e apenas suas páginas iniciais eram lidas. Como pode alguém ter a paciência para ler um livro até o fim? São tantas páginas! No início daquele esperado ano 2000 foi distribuído o primeiro livro do bimestre. “Jardim Secreto”. É claro que tudo que é secreto é sedutor, mas foi principalmente a capa do livro que chamou atenção da pequena Juliana. Semanas antes da prova (pela primeira vez), Juliana resolveu matar a curiosidade e começou a ler o livro. As primeiras páginas aumentaram sua curiosidade, e por isso resolveu continuar a leitura. Aos poucos todo o mundo a sua volta deixou de existir. Não havia nada além dela e do livro. As páginas começaram a virar sozinhas e aos poucos nem elas mais existiam. Nem capa, nem papel, nem letras. Nem mesmo Juliana. Nada existia além daqueles personagens e daquela aventura. Foi só na última página que Juliana se lembrou de quem era e onde estava, e ficou triste por ter acabado tão rápido.

               Alguns dias depois sua mãe a levou a uma livraria, para incentivar seu novo entusiasmo pela leitura. Aquele lugar era mágico. A porta da livraria não era uma porta, mas uma janela, que permitia que Juliana voasse para qualquer lugar no universo. E a garotinha já não se sentia pequena, pois sabia que ali poderia ser do tamanho que quisesse, poderia ser quem ou o que quisesse. Um infinito de possibilidades abria-se a sua frente. Eram tantas e tão deliciosas opções que Juliana sentia-se até um pouco confusa. Por onde começar? Decidiu que passaria toda sua vida explorando aquele universo, conhecendo mundos e realidades das mais diversas.

               Mas naquele momento, no meio de tantas possibilidades um garotinho chamou-lhe atenção. Eles tinham a mesma idade, e também o garoto passava por uma experiência semelhante. Também ele estava descobrindo um mundo mágico cheio de possibilidades. Também ele estava se descobrindo. E foi assim que começaram uma amizade que duraria toda as suas vidas.

Nenhum comentário: